quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tarefas Atrasadas e Refeitas

Rio e Janeiro, 20 de maio de 2009.


Propósito geral do portfólio: através deste alargar o conhecimento acerca desta disciplina (Tendências Atuais do Ensino de Língua Portuguesa I) e interagir com os demais colegas.
Propósito específico: Tentar ler outros textos relacionados a esta matéria, aceitar os desafios das tarefas pedidas, enfim exercitar a prática da teoria.

O que espero do professor no processo de elaboração/ Construção do portfólio?
Espero colaboração e supervisão.

Atividade Refeita
Objetivo: Ensinar a criança de 6 anos a ler a partir do abecedário.

Atividade Reformulada: O processo desta atividade será dada da seguinte forma: Na 1ª parte será mostrada no quadro todo o alfabeto incluindo as letras (w, k e y) recentemente reintegrada a nossa língua. Na 2ª parte quando elas já dominarem estas letras começaremos a formar sílabas. Neste ínterim montaríamos um jogo de letras feito pelas crianças para que estas na prática começassem a formar palavras do seu cotidiano. Na 3ª parte começaríamos a ensinar pequenas frases , pois elas já saberiam formar palavras, conjuntamente teriam uma aula prática onde teriam objetos que tivessem relação com as frase aprendidas, com isto poderemos formar pequenos textos dos conceitos aprendidos.

Reflexão: Esta atividade tem como objetivo estimular este educando a desenvolver a leitura de pequenos textos baseados no seu cotidiano, através do reconhecimento das letras, desdobrando-se no conhecimento de sílabas, formação de frases e finalmente alcançando o objetivo de reconhecer e ler pequenos trechos, mas de acordo com suas atividades pessoais de aprendizagem de forma dinâmica. Com isto criança poderá a entender as relações sociais de seu convívio.

Qual a diferença entre gênero textual e tipologia textual?

Dentre as fontes consultadas não foi fácil responder este questionamento. O gênero textual é um texto que tem estrutura, é escrito de forma elegante e tem a quem destinar-se. Exemplos este gênero são carta, o artigo, o conto, o romance, o poema.
É o tipo textual pode ser classificado de forma tão rígida como o gênero textual, pois tem várias finalidades, embora seu principal objetivo seja transmitir informações. Outra característica do tipo é que ele é de número limitado em relação ao gênero textual, dentro deste ocorre a intertextualidade (um gênero com a função de outro) segundo Marcuschi. Temos exemplos do tipo na narração, descrição, exposição, argumentação e diálogo. Para Travaglia o gênero textual tem um serviço social e este cita o caso de escrever um e-mail para um amigo e que não é a mesma coisa que escrever o mesmo para uma universidade. Já Marcuschi não relata esta prática social.

Fonte:
· Enciclópedia do estudantes, volume 08
· Marcuschi, L.A.(2002), “Gêneros Textuais: Definição e funcionalidade”
· Travaglia, L.C. (1991), “Um Estudo – Textual Discursivo do Verbo no Português – Tese de Doutorado"
Francisco Cosmo da Silva Júnior

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