sexta-feira, 10 de julho de 2009

Considerações suplementares do texto 5

O barato de compreender esta problemática é a progressão do conhecimento em escrever fazendo um diagnostico para que o professor tenha condições de fazer uma intervenção no aprendizado de criança. É colocado o conceito de tematização onde em sala o professor Ivan citou a quiçá da criança quando começa a engatinhar que não é um processo fácil, e quando ela desloca-se para alcançar a mãe. Da mesma forma é o processo de conhecimento parcial que chegará a um conhecimento maior. Na teoria de Piaget o conceito de assimilação desdobra-se na aquisição de um saber, aprender e não memorizar, é compreender como o discente vai expressando o que ele vai entendendo.
Há problemas de cognição começando novéis de representação (de desenhos). Em como a criança escreve seu nome, as palavras (as que têm 3 a 4 anos) se não tiver pressão para aprender, esta irá assimilar o que aprendeu. Na pré-alfabetização enfrenta estes problemas e tenta resolvê-los montando uma história em quadrinhos. Anteriormente comentamos sobre a hipótese de quantidade mínima, gostaríamos de acrescentar que para a criança, cada palavra tem um determinado número de letras, por exemplo, a palavra avião seria escrito de forma extensa e formiga diminuta. Há também o registro da “desiquilibração” onde a criança no 1º dia escreve uma palavra e no 2º dia ela esquece o que escreveu causando um conflito de conhecimento.
Fala também do estágio onde o aluno escreve errado o seu nome, observei esta problematização no mês de junho no estágio I, onde em sala observei que um aluno havia escrito em linguagem icônica, para ele estava certo, auxiliei-o apagando o que não estava correto, o que foi feito depois corretamente. O detalhe que observei é que as crianças escrevem o seu nome de forma mecânica e não por entender todas as letras que compõe o seu nome, a primeira letra do seu nome elas conseguem assimilar com facilidade, neste caso a turmas era de 5 anos.
Na hipótese silábica o docente pode intervir de forma pedagógica usando contextualizações em sala de aula através do nome crianças, a data de aniversários destes. Na variação interna a criança alterna a ordem das letras para escrever uma palavra: MALA, FALA, BALA.

A criança para escrever uma palavra, ela conta as sílabas (bo-ne-ca) e vai acrescentando as letras, aqui dá-se a transição do nível silábico para o alfabético.

Francisco Cosmo da Silva Júnior

Um comentário:

  1. Chico, sua reflexao ficou bastante interssante. Apresenta os topicos principais do texto e relacoes com a pratica. Aproveitar o que observou no estagio para estabelecer relacoes com o texto e uma atitude muito boa para apreender melhor os conceitos.

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